APARELHO REPRODUTOR MASCULINO

02/05/2012 21:33

 

Por Danuta Werner Gabriel
 
    Os espermatozóides (células reprodutoras) e a testosterona (hormônio sexual masculino) são produzidos pelos testículos (glândulas sexuais) que se alojam no escroto. O testosterona é liberado em abundância na puberdade (período de maturação sexual, no homem geralmente ocorre dos 13 aos 16 anos de idade) e provoca o crescimento dos órgãos sexuais, o fortalecimento de ossos e músculos, o alargamento das cordas vocais (engrossamento da voz) e o surgimento dos pêlos no corpo. O desenvolvimento dos espermatozóides requer uma temperatura de aproximadamente 35 C°, atingida pelo fato de estas células serem produzidas nos testículos que se encontram no saco escrotal, separado das partes mais quentes do corpo. O ducto deferente, que percorre a cavidade pélvica e atravessa a parede abdominal, conduz os espermatozóides para a uretra, que desemboca no duto ejaculador. Nessa fase, as secreções da glândula prostática (ou próstata) e das vesículas seminais e glândulas bulbouretrais são adicionadas ao espermatozóide, formando o sêmen (ou esperma).
 
    O sistema reprodutor masculino é formado por:
 testículos;
 escroto (bolsa escrotal ou saco escrotal);
 pênis;
 vias espermáticas (vias que conduzem os espermatozóides dos testículos até o canal vaginal da mulher): epidídimos, canais (ductos) deferentes, uretra;
 glândulas anexas: próstata, vesículas seminais, glândulas bulbouretrais.
 
 
TESTÍCULOS
    São as gônadas masculinas. Encontramos em sua estrutura os ductos ou túbulos seminíferos (local onde ocorre a produção de espermatozóides). Após ser produzido pelos túbulos seminíferos os espermatozóides são “empurrados” pela rede testicular e pelos ductos eferentes até chegarem ao epidídimo onde ficam armazenados.
 
 
PÊNIS
    Formado por dois tipos de tecidos cilíndricos: corpos cavernosos e corpo esponjoso (envolve e protege a uretra). O pênis é o órgão responsável por depositar os espermatozóides do homem no canal vaginal da mulher.
a) Glande do pênis: na extremidade do pênis - onde pode ser visualizada a abertura (óstio) da uretra.
b) Prepúcio do pênis: pele que envolve e protege a glande. Deve ser puxada e higienizada a fim de se retirar o esmegma (secreção sebácea espessa e esbranquiçada, com forte odor, que consiste principalmente de células epiteliais descamadas que se acumulam debaixo do prepúcio).
 
 
c) Frênulo do prepúcio: prega que passa da camada profunda do prepúcio à parte da face uretral adjacente ao óstio externo da uretra.
d) Fimose: quando a glande não consegue ser exposta devido ao estreitamento do prepúcio.
e) Circuncisão ou postectomia: procedimento cirúrgico para a correção da fimose.
 
 
    No pênis em repouso a quantidade de sangue que entra e sai é a mesma.
f) Ereção: inundação dos corpos cavernosos e esponjoso com sangue, tornando o pênis rijo, com considerável aumento do tamanho - excitação sexual e durante o sono - é comum ereções noturnas durante o sono REM (sonhos) - fundamentais para preservar os corpos cavernosos e o mecanismo da ereção devido a oxigenação do pênis.
g) Polução Noturna: é a ejaculação (emissão ou descarga do sêmen ou esperma) durante o sono, freqüentemente relacionada com um sonho erótico e comum da puberdade até os 20 anos.
Sêmen = espermatozóides + líquido da próstata + líquido das vesículas seminais.
 
VIAS ESPERMÁTICAS
a) Epidídimos: dois tubos enovelados que partem dos testículos e possuem a função de armazenar os espermatozóides.
b) Ductos deferentes: dois tubos que partem dos epidídimos, circundam a bexiga urinária e unem-se ao ducto ejaculatório, onde desembocam as vesículas seminais.
c) Uretra: canal destinado à saída de urina e de esperma.
 
GLÂNDULAS ANEXAS
a) Próstata: glândula localizada abaixo da bexiga urinária que secreta substâncias alcalinas para neutralizam a acidez da urina e ativar os espermatozóides.
b) Vesículas seminais: responsáveis pela produção de um líquido que age como fonte de energia para os espermatozóides, constituído principalmente por frutose (açúcar).
 
CIRCUITO HIPOTÁLAMO/HIPÓFISE
    Freqüentemente o sistema nervoso interage com o endócrino formando mecanismos reguladores bastante precisos. O hipotálamo esta localizado no encéfalo diretamente acima da hipófise, é conhecido por exercer controle sobre ela por meios de conexões neurais e substâncias semelhantes a hormônios chamados fatores desencadeadores (ou de liberação).
 
HORMÔNIOS MASCULINOS
 
 
a) Testosterona: produzido nos testículos pelas células intersticiais ou de Leydig. Apresenta vários efeitos no feto (acelera a formação do pênis, da bolsa escrotal, da próstata, das vesículas seminais, dos ductos deferentes e dos outros órgãos sexuais masculinos, além de fazer com que os testículos desçam da cavidade abdominal para a bolsa escrotal).
 
ESTERILIDADE MASCULINA
    A esterilidade masculina pode ter origem na obstrução das vias espermáticas, na falta de produção de espermatozóides ou mesmo na baixa produção desses gametas, além de outros fatores.
    A incapacidade de produzir espermatozóides pode ser provocada pela exposição a raios X, carência de vitamina E, intoxicação, álcool, inflamação dos testículos ou temperatura elevada dos testículos.